O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Campanha Setembro Amarelo

12/09/2017

Você sabia? Estamos no setembro amarelo, mês da campanha internacional  de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A ação ocorre desde 2005 com iluminação especial em monumentos e locais públicos, tais como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília, o estádio Beira Rio, em Porto Alegre, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e o Palácio Campo das Princesas, em Recife. Além disso, já foram realizadas caminhadas e eventos na orla de Copacabana. No Maranhão, o tema foi destaque também na terceira jornada balsense.

Há, inclusive, uma extensa divulgação nas mídias, por parte, até mesmo, da maior rede social do mundo, o Facebook. Isso porque, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que ocorra 12 mil suicídios por ano no Brasil, um dado muito preocupante.

O intuito do movimento é alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo. As ações tiveram iniciativa da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP – sigla em inglês) e foram trazidas ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O foco da ação, este ano, é sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os altos índices de óbitos no mundo decorrentes do problema, e abordar o que pode ser feito no âmbito da prevenção. Como parte das atividades da campanha, o CVV promoveu recentemente o 4º debate sobre Abordagem Responsável do Suicídio na Mídia. A capital escolhida para o evento foi Porto Alegre.

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.