O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Depressão infantil atinge cerca de 2% das crianças em idade pré-escolar no mundo

22/08/2017

A depressão é um distúrbio mental que causa perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia das pessoas. No Brasil são somados mais de dois milhões de casos todos os anos. A doença se caracteriza basicamente por tristeza e anedonia (perda da capacidade de sentir prazer), associados a transtornos de sono e alimentação.  Nos adultos é mais fácil de ser diagnosticada, pois costumam queixar-se e, ao contrário disso, as famílias percebem mudanças no comportamento.

Já as crianças são mais caladas e aceitam os sintomas como sendo delas. Mesmo sofrendo, não entendem que aquelas situações fazem parte de uma doença grave e a maioria dos pais demora a perceber quaisquer sinais. A depressão está presente entre 1% a 2% das crianças em idade pré-escolar e entre 3% a 8% dos adolescentes.

Os sintomas da depressão infantil são os mesmos encontrados em adultos. Os pais devem estar atentos à irritabilidade, humor depressivo, perda de interesse nas atividades do dia a dia, dificuldade de concentração, falta ou excesso de apetite, falta de sono, dores frequentes, entre outros. Muitos desses sintomas podem passar despercebidos ou confundidos com timidez ou birras. Os fatores que podem levar uma criança a depressão, geralmente, são problemas conjugais, financeiros e cobrança exagerada.

Se necessário, o especialista faz o acompanhamento da criança e, além dos sintomas, são avaliados mais critérios de probabilidade como baixa autoestima, fobias, dificuldade de relacionamento com outras pessoas ou ideação suicida. Sendo confirmados os sintomas no período de um mês, a doença é diagnosticada. O tratamento é realizado com o acompanhamento de um pediatra, psicólogo e psiquiatra. Além disso, a família tem papel importantíssimo para estimular o melhor desenvolvimento da criança e auxiliar na recuperação.

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.