O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Entenda a Esquizofrenia

04/10/2017

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico caracterizado por uma alteração cerebral que acarreta a perda  da realidade, afetando a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com lucidez. Tratamentos podem auxiliar, mas a enfermidade não tem cura. Não há uma causa correta para determinar a condição, uma série de fatores como genética e químicas cerebrais alteradas podem influenciar em seu desenvolvimento.

Comportamento anormal, desorganização extrema, isolamento, falta de concentração e memória são alguns sinais apresentados pela doença. Nos homens, os sintomas costumam surgir entre 15 e 20 anos. Nas mulheres, eles podem aparecer a partir dos 30 anos.

As pessoas acometidas pela síndrome podem desenvolver alteração na cognição, no humor e na fala. Muitas vezes, elas acreditam, inclusive, que seu pensamento está sendo controlado por algo ou alguém.  Delírios, alucinações, indiferença afetiva e habilidade motora anormal, também são traços da doença.

O diagnóstico do transtorno pode ser realizado por um psiquiatra, que vai avaliar todos os sintomas descritos pela pessoa e por seus familiares. O tratamento envolve uma combinação de medicamentos, psicoterapia e cuidados especializados para controlar a doença. Somente um médico especialista pode definir a medicação adequada e a duração correta do tratamento. Além disso, participar de grupos que possam ajudar na reintegração social é de extrema importância.

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.