O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Entenda o Transtorno de Distorção de Imagem

26/09/2017

A Dismorfofobia ou Transtorno de Distorção de Imagem é uma síndrome que ocasiona uma verdadeira obsessão por algum defeito corporal que a pessoa considera ter na própria aparência, causando a insatisfação com a sua imagem. A imperfeição pode ser bem pequena ou nem existir. A pessoa pode, inclusive, passar horas do dia pensando numa maneira de corrigi-la. O distúrbio é muito comum e atinge, por ano, cerca de 150 mil pessoas no Brasil.

A condição tem maior incidência na adolescência e pode afetar tanto homens quanto mulheres, a partir dos 12 anos. Ela também pode surgir na fase adulta, especialmente entre a população feminina.

Indivíduos com esse tipo de disfunção costumam observar sua aparência com maior frequência, comparando-se regularmente com outras pessoas e evitando também convívios sociais e/ou fotografias.

As causas do transtorno podem estar relacionadas a fatores biológicos, tais como condições genéticas e um desequilíbrio nos neurotransmissores cerebrais. O aspecto psicológico também deve ser considerado – muitas vezes, desde a infância, o indivíduo apresenta uma intensa baixa estima e aponta uma persistente reprovação da própria aparência.

Os sinais mais comuns da dismorfofobia incluem analisar repetidamente o corpo, utilizar exageradamente muitas roupas e maquiagens, procurar tratamentos para corrigir possíveis imperfeições e tentar convencer outras pessoas de que determinado aspecto do seu corpo é anormal. Ansiedade ou descontrole também são sintomas relacionados à condição.

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.