O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Estudo aponta que atividade física pode prevenir a depressão

17/10/2017

A depressão é considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mal do século 21. O transtorno atinge pessoas de todas as idades, embora seja mais frequente em mulheres. Os sintomas mais comuns são cansaço extremo, fraqueza, irritabilidade, angústia, medo, ansiedade, baixa autoestima e insônia.

Os fatores de risco para desenvolvimento da condição incluem histórico familiar, transtornos psiquiátricos correlatos, estresse e ansiedade crônica, excesso de peso, sedentarismo e traumas psicológicos.

Recentemente, um estudo publicado no periódico American Journal of Psychiatry mostrou que praticar regularmente exercício físico de qualquer intensidade pode prevenir a doença. Os cientistas analisaram informações de uma pesquisa de saúde realizada na Noruega com quase 34 mil adultos. Parte dos participantes respondeu questões sobre a frequência com que praticavam atividade física, indicando também qualquer nível de ansiedade ou depressão.

Os resultados da pesquisa demonstraram que as pessoas que reportaram não se exercitar tiveram 44% mais chances de desenvolver a depressão, ao contrário daqueles que assinalaram praticar de 1 a 2 horas por dia a atividade esportiva. Além disso, estudos confirmam que o ganho de massa muscular, através da musculação, consegue também transformar o estresse em bem-estar.

Por isso, fique atento aos seus hábitos de vida. Procure se exercitar! O exercício físico auxilia na saúde física e mental.

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.