O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Segundo a OMS, casos de demência serão triplicados até 2050

13/12/2017

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório dizendo que o número de pessoas que vivem com demência triplicará em 2050. Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvem demência a cada ano e, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, seis milhões delas em países de baixa e média renda.

Atualmente, 21 países tiveram informações coletadas pela OMS com todos os níveis sociais. Até o final de 2018, estima-se que 50 países integrem a lista de contribuintes com novas informações. Desses 21 países, 81% realizaram alguma campanha de conscientização sobre demência ou redução de riscos; 71% possuem um plano para a condição; 71% fornecem algum tipo de suporte e treinamento aos cuidadores e 66% têm iniciativas amigáveis às pessoas com demência.

Dos países que fornecem dados, apenas 14% podem indicar o número de pessoas que estão sendo diagnosticadas com demência. As pesquisas sobre o assunto são importantes para encontrar a cura para essa condição, além de métodos de prevenção, redução de riscos, diagnósticos, tratamentos e cuidados.

A demência é caracterizada como um termo que inclui diversas doenças progressivas, que afetam a memória, entre outras habilidades cognitivas e comportamentais. As mulheres, geralmente, são mais afetadas que os homens. A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência e chega a representar até 70% dos casos. 

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.