O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Transtorno Obsessivo-Compulsivo: sintomas e tratamento

19/09/2017

Você já deve ter ouvido falar do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), também conhecido como perturbação-compulsiva. As compulsões ocasionadas pelo problema, que atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, interferem na vida diária do indivíduo, ocasionando pensamentos excessivos que levam a comportamentos repetitivos. É uma das doenças psiquiátricas mais comuns que existe. Muitas pessoas, inclusive, confundem o TOC com mania ou personalidade, o que é um erro.

A doença pode ser facilmente identificada, até mesmo pela própria pessoa. O principal sintoma do transtorno é a presença de pensamentos obsessivos que levam a realização de um ritual compulsivo para tranquilizar a ansiedade, podendo se manifestar mais em ambientes específicos, como em casa. No entanto, isso varia de paciente para paciente.

Os sintomas são caracterizados por uma preocupação intensa com a higiene pessoal e limpeza no geral, como lavar as mãos várias vezes ao dia, dificuldade em pronunciar algumas palavras, indecisões e dúvidas, como verificar se o gás está desligado ou se a porta esta fechada várias vezes seguidas e medo de que suas escolhas possam direcionar para que algo dê errado – algumas pessoas, por exemplo, rezam várias vezes para que coisas ruins não aconteçam. A condição acarreta também pensamentos agressivos relacionados à morte, acidentes ou doenças e necessidade de guardar ou organizar, por um longo tempo, objetos em uma determinada sequencia.

A maior incidência do TOC é identificada em adultos. Isso por que só depois de anos que o portador da doença identifica os primeiros sintomas e o problema é diagnosticado. Crianças a partir dos três anos também podem ser acometidas pelo transtorno.

O tratamento pode ser realizado através de medicamentos antidepressivos ou terapia cognitiva, cuja abordagem é isenta de medicamentos e possui eficácia comprovada.

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.