O que é transtorno mental?
O que é dependência química?

Notícias

Vigorexia: quando a busca pelo corpo perfeito torna-se obsessão

14/11/2017

A vigorexia ou transtorno dismórfico muscular é uma das manifestações do espectro do transtorno obsessivo-compulsivo. Essa doença psicológica é caracterizada pela contínua insatisfação com o corpo afetando os homens, principalmente, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos, em busca do corpo perfeito de acordo com os padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea.

Esse descontentamento com o próprio corpo faz com que essas pessoas incorporem novos hábitos e comportamentos à sua rotina de vida, como passar horas na academia sempre aumentando a carga de pesos, alimentação a base de proteínas, consumo de suplementos alimentares e, em alguns casos, o uso de esteroides e anabolizantes.

Sintomas

Os sintomas desse distúrbio estão associados à distorção de imagem que o indivíduo tem de seu próprio corpo. O paciente está em ótima forma física e acha que está muito fraco e, portanto, seu corpo está inadequado. Outros sintomas são o cansaço, insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, dores musculares persistentes, irritabilidade, depressão, ansiedade e desinteresse por atividades que possam interferir em seu treinamento intensivo.

Tratamento

O tratamento costuma envolver médico, psicoterapeuta, nutricionista e preparador físico. O indivíduo não precisa abandonar a prática de exercícios, mas o treinamento deve ser orientado por profissionais.

Uma medida importante é convencer a pessoa com vigorexia a abandonar o uso de anabolizantes e de outras substâncias parecidas, pois provocam disfunção erétil, infertilidade, entre outras patologias que podem ser irreversíveis.

A terapia cognitivo-comportamental é um meio eficaz para o paciente identificar as distorções do comportamento e restaurar a autoimagem e a autoconfiança. 

E-book Gratuito

Quer mais informações sobre dependência química ou transtorno mental? Cadastre-se e receba nosso e-book completo sobre o assunto.