INTERNAÇÕES 24H 11 4788-190211 4788-191511 4788-1900 INTERNAÇÕES 24H - Whatsapp 11 97605-6065 | 11 97334-9861 11 98601-3664 | 11 98601-4247 11 98791-2243 | 11 98601-3410 AGENDAMENTO DE CONSULTAS AGENDAMENTO DE CONSULTAS - 10h às 16h
11 5081-8811
11 98601-3951
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

No Brasil, 2 milhões de pessoas possuem Autismo

02 de abril de 2021


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), só no Brasil são 2 milhões.
Há evidências de que a diferença neurológica associada ao TEA esteja presente desde antes do nascimento. Os sinais da síndrome no comportamento, muitas vezes, podem ser observados já entre 9 e 10 meses de idade do bebê.


Características do Autismo

Dentre as principais características do autismo estão as alterações no desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e linguagem, interesses, comportamentos repetitivos e um processamento sensorial diferenciado, ou seja, a percepção e a interpretação das situações podem ser totalmente diferentes em autistas. Sua reação, portanto, a determinada situação pode ser bastante desproporcional, intensa ou indiferente demais, principalmente quando relacionada aos sentidos.

Ou seja, um barulho que normalmente não incomodaria pode ser insuportável para o autista, assim como toque, um forte abraço pode causar grande desconforto pra ele. Até mesmo no paladar, algo novo ou com uma consistência diferente na boca pode desencadear intensa repulsa e náusea.


Sintomas do Autismo

O transtorno, que é quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas, é diagnosticado através dos sintomas trazidos pela família e pela observação do pequeno:

Comportamento repetitivo, interesses fixos e restritos, problemas relacionados aos estímulos sensoriais (reagir de maneira incomum ao som, ao toque físico, ao cheiro, à luz e ao paladar) são características de alerta. É importante um acompanhamento de perto da criança por uma equipe multidisciplinar, que pode envolver psicólogos/neuropsicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, educadores físicos, entre outros profissionais.


Tratamento do Autismo

O tratamento inclui a criação de um ambiente especialmente focado e adaptado para o aprendizado do autista. Devido às conexões diferentes presentes nos cérebros de crianças com autismo, essas adaptações são necessárias para criar condições que possibilitem conforto, interatividade social e concentração.

É extremamente importante a criação de interações sociais e dinâmicas estimulantes através de jogos, brincadeiras e tecnologias apropriadas, porque facilita a reorganização cerebral e integração social. O cérebro humano é capaz de se modificar em termos de estrutura e funcionalidade e, por isso, responde bem às mudanças estratégicas do ambiente e aos estímulos sensoriais.

Um recurso muito eficiente é a Terapia ABA - Análise de Comportamento Aplicada. É uma técnica que no autismo ajuda, principalmente, a reduzir problemas de comportamento - o que impacta na qualidade de vida do autista. Isso é feito por meio de uma avaliação minuciosa e personalizada do comportamento do pequeno. A partir dessa análise é trabalhado nele o que está em déficit (linguagem e interação, por exemplo), com formas de aprendizagem, e também o que está em excesso (comportamento).


A importância da família

Vale ressaltar que nesse processo os pais têm um papel primordial no tratamento. É essencial que a família veja o autismo como parte da criança, ao invés de um inimigo a ser combatido. É necessário estar consciente de que o cérebro/sistema neurológico e metabolismo dela, com Transtorno do Espectro Autista, se desenvolve de forma diferente, então, é crucial procurar maneiras de se relacionar com o autista levando em conta essas diferenças e, ao mesmo tempo, acreditando muito na capacidade dela de aprender e se adaptar. 
 


A Clínica Maia possui em sua equipe profissionais especializados em Autismo. Se preciso, conte com a gente!
 
« Voltar