Blog
Entenda o significado do termo viral: brain rot
12 de dezembroProvavelmente você já passou um bom tempo navegando pelas redes sociais, consumindo conteúdos repetitivos e, muitas vezes, de baixa qualidade.
E esse hábito acaba gerando uma sensação de desgaste mental e falta de foco, que pode ser descrita como “brain rot” (“cérebro podre” ou “podridão cerebral”, em inglês), um termo que viralizou e foi eleito a palavra do ano de 2024 pelo Oxford Dictionary.
Curiosamente, essa expressão não é tão nova quanto parece. Ela foi usada pela primeira vez em 1854 por Henry David Thoreau em seu livro Walden. Na época, Thoreau refletia sobre os excessos da vida moderna e como eles poderiam “apodrecer” a mente.
Hoje, esse conceito se conecta perfeitamente ao impacto negativo do consumo excessivo e raso de mídias digitais na nossa saúde mental, comprometendo a concentração, o humor e até mesmo a qualidade das interações no mundo real. É um termo que se refere à deterioração mental e intelectual provocada pela exposição constante a conteúdos on-line superficiais.
Então, fica aqui a dica: é essencial criar uma rotina saudável no uso da tecnologia. Que tal algumas sugestões para evitar o “brain rot”?
- Estabeleça limites para o tempo de tela;
- Reserve momentos offline para atividades que nutram sua mente e corpo;
- Priorize conteúdos que tragam valor e propósito pra você.
Equilíbrio: essa é a palavra chave!