INTERNAÇÕES 24H 11 4788-190211 4788-191511 4788-1900 INTERNAÇÕES 24H - Whatsapp 11 97605-6065 | 11 97334-9861
11 98601-3664 | 11 98601-4247
11 98791-2243 | 11 98601-3410
AGENDAMENTO DE CONSULTAS AGENDAMENTO DE CONSULTAS - 9h às 18h
(11) 5081-8811  AGENDE AQUI SUA TELECONSULTA
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Blog

Saúde mental nas empresas: nova norma entra em vigor em maio

08 de abril de 2025


Durante muito tempo, falar sobre saúde mental nas empresas parecia um luxo. Um bônus. Um gesto “moderno” de cuidado. Mas a verdade é que, no silêncio das metas inalcançáveis, do excesso de pressão, do medo de errar e da falta de apoio, muita gente foi adoecendo – sem espaço para pedir ajuda.
Agora, a legislação brasileira reconhece o que os trabalhadores já sabiam na pele: o ambiente de trabalho pode (e deve) ser promotor de saúde mental.

A partir de maio, entra em vigor a nova versão da NR-1, uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que, pela primeira vez, obriga empresas a cuidarem dos fatores psicossociais que impactam a saúde emocional de seus colaboradores.

Mas o que isso significa na prática? Significa que será responsabilidade da empresa identificar, avaliar e mitigar riscos como:
- Carga excessiva de trabalho e jornadas exaustivas;
- Falta de apoio de lideranças;
- Assédio moral e violência organizacional;
- Pressão constante por produtividade;
- Falta de autonomia e participação nas decisões.


Em outras palavras: é preciso mudar estruturas, rever rotinas e criar políticas reais de cuidado – com escuta, acolhimento e ações contínuas.

Entre as medidas esperadas estão:
- Mapeamento de fatores que impactam a saúde emocional no ambiente corporativo;
- Treinamentos e ações de conscientização;
- Políticas de acolhimento e escuta ativa;
- Promoção de um ambiente saudável e respeitoso.


Mas a mudança não vem só para punir. Ela vem para construir. Empresas que se alinham a essa nova mentalidade constroem ambientes mais saudáveis, relações mais humanas e resultados mais sustentáveis. E, para os trabalhadores, isso representa a chance de viver o trabalho com mais dignidade, menos adoecimento e mais sentido.

Essa nova norma não resolve tudo. Mas é um passo importante – e necessário – para virar a chave da cultura organizacional que ainda normaliza o esgotamento.
« Voltar