Blog
Sintomas da Esquizofrenia
18 de maio de 2021Associada a alterações cerebrais que provocam a perda da realidade, a Esquizofrenia pode se manifestar sobretudo por meio de delírios e alucinações.
Geralmente a pessoa que sofre com esse problema tem mania de perseguição, se sente ameaçada, acredita fielmente que está sendo perseguida e observada, escuta vozes, também possui os pensamentos desorganizados, comportamento inadequado, fala incoerente.
Apatia, falta de motivação, busca pelo afastamento das pessoas com as quais convive, assim como dificuldade de concentração e problemas de memória também são sintomas do quadro.
Os homens costumam apresentar o início dos sintomas entre 18 e 25 anos de idade, já as mulheres tendem a manifestar os sinais da esquizofrenia um pouco mais tarde, entre 25 e 35 anos.
Não há ainda uma causa definida para determinar o que provoca o distúrbio, mas alguns fatores podem estar relacionados à patologia, como histórico da doença na família e o uso de drogas. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, estudos já apontaram que a maconha, por exemplo, aumenta em 3,5 vezes a incidência da esquizofrenia.
Há tratamento? Sim, há. Não há cura, mas é fundamental que haja um acompanhamento especializado adequado, que pode incluir o uso contínuo de medicamentos, psicoterapia e, se necessário, internação em casos de crise, surto psicótico.
É extremamente importante quebrar tabus sobre o tema, combater o preconceito (que afeta significativamente pessoas que sofrem com esse transtorno), e procurar ajuda. Conte sempre com a gente!