Blog
Você sabe o que é cringe?
01 de julho de 2021Como você talvez já tenha notado, a palavra CRINGE vem aparecendo bastante nas redes sociais. O termo, parte de uma brincadeira viral, significa que algo é vergonhoso, que causa vergonha alheia: o famoso “mico”.
Mas, brincadeiras à parte, cringe mesmo é achar que depressão, assim como outros transtornos e até mesmo a dependência química são “frescura”, “falta de Deus”, “drama”, “loucura”, e por aí vai.
São falas e ideias como essas que, muitas vezes, promovem o preconceito em torno do tema, machucam, invalidam e silenciam o pedido de socorro de muitas pessoas que precisam de ajuda, que sofrem com essas condições.
Mais do que nunca, saúde mental é coisa séria! Essas são doenças que cada vez mais estão presentes na população, desde o mais jovem ao mais idoso, e que necessitam e possuem tratamento. Lembre-se sempre: o seu bem-estar emocional importa sim, e muito.
Não é “mimimi” ir à terapia e/ou ao psiquiatra, se preciso! Pelo contrário, é autocuidado, é algo fundamental, tanto quanto buscar o suporte médico quando surge, por exemplo, algum sintoma físico incomum.
Portanto, não seja “cringe”, não pague “mico” - seja empático, respeite a dor do outro, sobretudo a emocional. Estenda a mão!
Estamos aqui sempre por você, conte com a gente, você não está sozinho!